Atendimentos de emergência, tratamentos especializados e cirurgia para animais de pequeno, médio e grande porte são serviços realizados pelo Hospital de Medicina Veterinária Professor Renato Rodemburg de Medeiros Neto (Hospmev/UFBA), desde a década de 1960, assistindo a um público da Região Metropolitana de Salvador e outras cidades do interior da Bahia. Embora seja útil na prestação de serviço à sociedade, a unidade surgiu para viabilizar as atividades práticas dos cursos da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (EMEVZ – UFBA).
“Como um órgão estruturante da UFBA, o Hospmev integra o Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS/UFBA) mas não recebe verba federal do Sistema Único de Saúde (SUS) para subsidiar suas atividades, por isso, funciona mediante um projeto de extensão que viabiliza a arrecadação de taxas para os serviços de atendimento”, informa o diretor do Hospmev, professor João Moreira da Costa Neto. “Esses recursos arrecadados é que são destinados à obtenção de materiais e insumos para prover a assistência ao público”, explicou o diretor.
Ele também esclareceu que os valores das taxas cobradas no Hospmev “são menores em relação a outras clínicas veterinárias particulares que funcionam na cidade. Há uma tabela de preços para os diversos serviços oferecidos e que têm a aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, pois reconhece a importância da atuação do Hospital Veterinário da UFBA como local de ensino e aprendizagem para estudantes de graduação e pós-graduação na UFBA e outras instituições de ensino”, disse.
O prédio possui laboratórios, centro cirúrgico, consultórios ambulatoriais, ala de atendimento para casos de emergência. Tem um quadro de servidores próprios com médicos veterinários, assistentes, farmacêuticos, atendentes e também acolhe estagiários, oriundos dos cursos de graduação. O Hospmev mantém programas de residência nas áreas de Clínica Médica de Carnívoros Domésticos, Clínica Médica de Ruminantes e Equinos, Patologia Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Cirurgia de Carnívoros Domésticos, Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária e Anestesiologia e Medicina em Emergência Veterinária.
A estrutura do prédio, que é da década de 1960 mas passou por ampliação na última década por ocasião do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Por ser um hospital com diversas especialidade, atende animais de pequeno e médio porte pertencentes a tutores de todas as classes sociais, residentes na Região Metropolitana de Salvador e outros municípios circunvizinhos.
O diretor João Moreira contabiliza um alto volume de atendimentos: “somente em 2023, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos e 45 mil exames”, disse ele, apontando que “os cadastros dos domicílios dos beneficiados estão além de Salvador e Região Metropolitana, mas também registraram municípios do interior da Bahia e até de Pernambuco. “Somos referências em várias especialidades no trato veterinário. Temos vários projetos de referência e um deles é o cuidado ao câncer de mama de cães e gatos”, racionalizou.
O horário de funcionamento do HospMev é de segunda a sexta-feira com a abertura dos portões às 6h. A triagem para atendimento de emergências acontece de segunda a quinta-feira das 7 às 12h e das 13 às 15h e na sexta-feira das 7 às 12h. Para mais informações acessar o site do HOSPMEV / UFBA.