Há mais de 50 anos, Hospital de Medicina Veterinária da UFBA atende animais da Bahia

Download PDF
Cirurgia de cão no HospMev

Cirurgia de retirada de apêndice em um cão

Atendimentos de emergência, tratamentos especializados e cirurgia para animais de pequeno, médio e grande porte são serviços realizados pelo Hospital de Medicina Veterinária Professor Renato Rodemburg de Medeiros Neto (Hospmev/UFBA), desde a década de 1960, assistindo a um público da Região Metropolitana de Salvador e outras cidades do interior da Bahia. Embora seja útil na prestação de serviço à sociedade, a unidade surgiu para viabilizar as atividades práticas dos cursos da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (EMEVZ – UFBA).

“Como um órgão estruturante da UFBA, o Hospmev integra o Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS/UFBA) mas não recebe verba federal do Sistema Único de Saúde (SUS) para subsidiar suas atividades, por isso, funciona mediante um projeto de extensão que viabiliza a arrecadação de taxas para os serviços de atendimento”, informa o diretor do Hospmev, professor João Moreira da Costa Neto. “Esses recursos arrecadados é que são destinados à obtenção de materiais e insumos para prover a assistência ao público”, explicou o diretor.

Ele também esclareceu que os valores das taxas cobradas no Hospmev “são menores em relação a outras clínicas veterinárias particulares que funcionam na cidade. Há uma tabela de preços para os diversos serviços oferecidos e que têm a aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, pois reconhece a importância da atuação do Hospital Veterinário da UFBA como local de ensino e aprendizagem para estudantes de graduação e pós-graduação na UFBA e outras instituições de ensino”, disse.

Diretor do Hospital de Medicina Veterinária da UFBA, João Moreira Neto.

Diretor do Hospital de Medicina Veterinária da UFBA, João Moreira Neto.

O prédio possui laboratórios, centro cirúrgico, consultórios ambulatoriais, ala de atendimento para casos de emergência. Tem um quadro de servidores próprios com médicos veterinários, assistentes, farmacêuticos, atendentes e também acolhe estagiários, oriundos dos cursos de graduação. O Hospmev mantém programas de residência nas áreas de Clínica Médica de Carnívoros Domésticos, Clínica Médica de Ruminantes e Equinos, Patologia Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Cirurgia de Carnívoros Domésticos, Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária e Anestesiologia e Medicina em Emergência Veterinária.

A estrutura do prédio, que é da década de 1960 mas passou por ampliação na última década por ocasião do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Por ser um hospital com diversas especialidade, atende animais de pequeno e médio porte pertencentes a tutores de todas as classes sociais, residentes na Região Metropolitana de Salvador e outros municípios circunvizinhos.

O diretor João Moreira contabiliza um alto volume de atendimentos: “somente em 2023, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos e 45 mil exames”, disse ele, apontando que “os cadastros dos domicílios dos beneficiados estão além de Salvador e Região Metropolitana, mas também registraram municípios do interior da Bahia e até de Pernambuco. “Somos referências em várias especialidades no trato veterinário. Temos vários projetos de referência e um deles é o cuidado ao câncer de mama de cães e gatos”, racionalizou.

O horário de funcionamento do HospMev é de segunda a sexta-feira com a abertura dos portões às 6h. A triagem para atendimento de emergências acontece de segunda a quinta-feira das 7 às 12h e das 13 às 15h e na sexta-feira das 7 às 12h. Para mais informações acessar o site do HOSPMEV / UFBA.