Pint of Science 2024: pesquisadores discutem ciência, sociedade, cultura e arte em festival no bar

Download PDF

“A ciência está em tudo” foi a conclusão das várias rodas de conversas entre cientistas e pesquisadores de várias instituições científicas durante o Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science 2024, nos dias 13, 14 e 15 de maio, na Cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho, em Salvador. O evento, que foi coordenado pela pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Bahia, Valéria Borges, trouxe uma concepção inovadora com debates populares, “levando em conta o feedback do público e a percepção dos professores organizadores, sobre a necessidade de estar mais perto das inquietações da população”.

Temas referentes, apenas, às áreas tecnológicas deram espaço para temáticas da contemporaneidade, destacando inquietações sociais atuais, envolvendo diversidade, educação, cidadania, arte e inovação. O evento celebrou a ciência, que foi apresentada de forma descontraída e acessível à população pelos especialistas, em rodas de conversas com duração de 15 minutos, sem exibição de slides e outras ferramentas, que lembrassem o formato da sala de aula.

No conjunto das temáticas abordadas estiveram: “Potências Negras: a nossa diversidade faz e move a ciência e a educação”; “Comunicando Ciência: tudo que você queria saber sobre vacina e tinha vergonha de perguntar” e “A ciência está em tudo: cidadania, arte e inovação”. Entre os palestrantes, a pesquisadora Marilda Gonçalves, primeira mulher diretora da Fiocruz Bahia, o reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez; o divulgador científico, jornalista Antonio Brotas; o diretor da Escola de Música da UFBA, José Maurício Brandão; o diretor da Faculdade de Medicina (FAMED/UFBA), Antonio Alberto Lopes e as professoras Suani Pinho, Lynn Alves, Barbara Coelho e Deboraci Prates, entre outros.

O professor da Faculdade de Farmácia da UFBA, Denis Soares foi o coordenador adjunto do evento, que teve a parceria das instituições UFBA, Fiocruz e Senai/Cimatec. As atividades do Pint of Science 2024 aconteceram simultaneamente em 25 países e em mais de 400 cidades em todo o mundo, 179 delas no Brasil, incluindo Salvador.

Confira a reportagem completa da TV UFBA.

 

Reportagem:
Josemara Veloso

Imagens: Vitória Sampaio

Edição: Marcus Marques

Coordenação:
Fernanda Caldas
Marco Antonio Queiroz