Curso de Direito da UFBA recebe pela 8ª vez o Selo de Qualidade da OAB

Download PDF
WhatsApp Image 2024-07-08 at 11.06.25

Selo de Qualidade da OAB Recomenda da UFBA

Cláudio Pimentel

O curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu, em junho deste ano, em Brasília, pela oitava vez consecutiva, o “Selo de Qualidade da OAB Recomenda”, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Dos 1.900 cursos de Direito espalhados pelo país, apenas 198 deles obtiveram a mesma distinção, 10 por cento do total de faculdades existentes. Perguntado sobre o segredo do sucesso, o professor Júlio da Rocha, diretor da unidade, foi direto: “honrando todos os dias os 133 anos da instituição com um ensino de excelência”.

faculdade-direito-pebTerceira mais antiga do país, a Faculdade de Direito, da Bahia, fundada em 1891, foi a primeira da República, já sob a égide do modelo liberal, positivista e republicana, inspirada pelos ventos modernizantes da época. As outras duas são ainda do período monárquico. No DNA da instituição, estão presentes também figuras de proa que, ao longo do tempo, foram prestando apoio à sua formação, como o vice-presidente brasileiro da época Manoel Vitorino, o Águia de Haia Rui Barbosa, Orlando Gomes e Leovigildo Filgueiras, entre tantos outros beneméritos das artes jurídicas do país.

O professor Júlio Rocha enumera outros fatores que dão sucesso ao curso. Dispor de um corpo docente qualificado, ativo e protagonista, e de um esquadrão vibrante de servidores técnico-administrativos. “São eles que dão conta de um contingente de aproximadamente 2.500 alunos diariamente”, ilustra o professor. Um trabalho, reforça o diretor, que vai além, pois acabam, por vias indiretas, cuidando de todos os alunos de todas as faculdades de Direito baianas, afinal é a UFBA a única que oferece cursos de pós-graduação em todos os níveis: especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Série

Antigo prédio da Faculdade de Direito da Bahia, na Piedade

Antigo prédio da Faculdade de Direito da Bahia, na Piedade

A história de 133 anos da Faculdade de Direito até ganhou uma obra que a retrata em detalhes. Trata-se de uma série sobre a Memória da faculdade, cujo objetivo é divulgar a memória e resguardar em registros seu acervo desde 1891. O autor do livro “Faculdade de Direito da Bahia: processo histórico e agentes de criação da faculdade livre no final do século XIX” é o próprio professor Júlio Rocha, do Laboratório de História do Direito da Faculdade de Direito da UFBA e professor de História do Direito e Sociologia Jurídica.

A obra permite ao leitor uma viagem no tempo, percorrendo momentos singulares da história da Bahia, celeiro de juristas e berço do Patrono da Advocacia Nacional, e também da história do Brasil, como o manifesto escrito pelos alunos da Faculdade de Direito da Bahia em 1897 contra a degola dos prisioneiros seguidores de Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos. Uma leitura atual e imperdível.