A celebração dos 65 anos da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFUBA) reuniu professores, alunos, funcionários técnicos e terceirizados, aposentados e egressos que ajudaram a construir e fazem parte da história da instituição. A mesa de abertura do evento, no dia 02/10, contou com a participação do reitor Paulo Miguez, que destacou as cerimônias de aniversário das unidades de ensino como importantes espaços de memória. Ele lembrou dos muitos momentos da vida estudantil nos anos 1970 e da sua amizade com o professor Manoel José de Carvalho, que também foi diretor da FAUFBA entre 1995 e 1998.
Miguez destacou a atuação da Faculdade de Arquitetura na defesa da educação pública, em momentos complicados que a universidade atravessou, com ataques a sua autonomia. “Somos uma casa de amor à democracia e de respeito à cidadania. Essa casa, sabemos todos, é o melhor lugar do mundo, a universidade pública. Parabéns à Faculdade de Arquitetura e que venham mais muitos anos”.
Conforme destacou o diretor da FAUFUBA, professor Fábio Velame, a instituição celebra os sonhos de cidades reivindicadas com habitação digna, justiça social e urbana, participação democrática na construção da cidade e promoção da cidadania plena através da arquitetura e da cidade. Ele falou sobre a ação do arquiteto que se debruça sobre a cidade construindo pontes entre a ciência e a tecnologia, as humanidades e as artes, com a capacidade de sonhar com as transformações sociais.
A vice-diretora, professora Juliana Nery, destacou a excelência da Faculdade de Arquitetura da UFBA, que se consolidou como uma das melhores do país, casa que se renova constantemente e se reinventa diante do desafio de formar profissionais e atuar para além dos seus portões. Lugar de reflexão e criação pulsante, marcado pela diversidade e pluralidade de pensamentos e atividades, e respeito às diferenças, que é construído cotidianamente em gestos de generosidade, escuta e afetos.
A mesa de abertura das atividades comemorativas dos 65 Anos da Faculdade foi seguida de uma confraternização e apresentação musical. Ao longo do mês de outubro foi programado um conjunto de atividades acadêmicas, artísticas e culturais, seminários, oficinas, cursos, exposições e homenagens a membros da comunidade acadêmica.
Participaram da solenidade o conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Neilton Oliveira; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, Tiago Brasileiro; o presidente do departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil, Daniel Colina; o coordenador da Residência de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da UFBA, Daniel Marostegan; a coordenadora do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da UFBA, Larissa Corrêa; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Ariadne Silva; a docente da FAUFBA, Ana Fernandes; a ex-aluna e professora aposentada da FAUFBA, Christina Paim; o servidor da FAUFBA, Luís Mário Gomes; e o docente Marcus Vinícius Rocha.
As falas dos participantes da mesa de abertura destacaram a FAUFBA como uma instituição que se transforma para contribuir com a transformação da cidade, acolhendo novos ares, com a ampliação das ações de extensão e os seus impactos na sociedade, um espaço para debater o direito à cidade com sensibilidade social. Foram apontadas nos diversos depoimentos o papel da instituição para a luta coletiva e a esperança de um mundo melhor, para pensar o futuro com cidades inclusivas e ambientalmente sustentáveis, propondo alternativas em um mundo marcado pela emergência climática, pelas migrações em massa e os conflitos armados. Também reafirmaram a necessidade de defender a universidade pública e a sua importância para o desenvolvimento do país.
Confira as fotos da Mesa de Abertura: