Com o livro digital “Eletrofiação e nanofibras: fundamentos e aplicações”, a professora do Instituto de Química da UFBA, Luiza Amim Mercante, foi contemplada na 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, na Categoria “Química e Materiais”, por coorganizar a obra com o pesquisador Daniel Sousa Corrêa, que é chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Unidade Instrumentação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em formato open access (acesso aberto), o livro é voltado para profissionais acadêmicos e do setor industrial por atender a especificidades de interessados nos aspectos básicos da técnica de eletrofiação, como também nas suas inúmeras possibilidades de aplicação. “O livro apresenta uma visão abrangente e aprofundada da técnica de eletrofiação e de nanofibras eletrofiadas. Dessa forma, pode ser considerada como uma importante contribuição à literatura científica nacional, visto que é a primeira obra do gênero publicada em língua portuguesa, voltada à disseminação do conhecimento científico e tecnológico nessa temática”, disse a professora Luiza Amim Mercante.
Diante do crescente número de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nessa área no Brasil, “tanto a publicação da obra quanto o prêmio contribuem para a visibilidade nacional da UFBA, pois tem potencial, por exemplo, para auxiliar a formação de alunos de graduação e pós-graduação que já atuam ou têm interesse em trabalhar nessa temática”, acrescentou a docente do Instituto de Química da UFBA.
“Fiquei super lisonjeada com a conquista do Prêmio Jabuti Acadêmico, pois foi um reconhecimento muito importante não só pelo meu trabalho e do professor Daniel Corrêa, que organizou a obra comigo, mas também de todos os 77 autores que contribuíram para que esse projeto se tornasse realidade”, contou ela. O processo de organização se deu mediante colaboração com o professor Daniel Correia, cuja pareceria começou na época da realização do pós-doutorado de Mercante na Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP). “Desde então, já são mais de 10 anos de uma colaboração profissional frutífera, que tem resultado em um número expressivo de publicações científicas e impactado positivamente, na formação dos alunos de graduação e pós-graduação que oriento no Instituto de Química da UFBA”, explicou.
O livro está disponível gratuitamente, para download, apesar do maior desafio ter sido “conseguir financiamento para publicação da obra no formato open acess”, informou Mercante.
A especificidade ‘Acadêmico’ do Prêmio Jabuti foi criada neste ano de 2024, dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais. Os autores premiados em cada uma das 29 categorias receberam uma estatueta e um prêmio em dinheiro. No total foram 1.953 obras inscritas. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 6 de agosto, no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A lista completa dos vencedores pode ser conferida em: https://www.premiojabuti.com.br/academico/premiacao_academico/?ano=24
Sobre o livro
Como fruto de um “processo que se iniciou em junho de 2021, com o convite aos autores de cada um dos 19 capítulos e levou dois anos e meio até a publicação, o volume ‘Eletrofiação e nanofibras: fundamentos e aplicações’ é resultado de um planejamento intenso e de trabalho colaborativo envolvendo mais de 70 alunos/pesquisadores que atuam no Brasil na temática de eletrofiação”, relembrou Mercante.
“Nosso objetivo era elaborar um guia gratuito para pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria que buscam entender as complexidades da técnica de eletrofiação e suas potencialidades em diferentes áreas. Para atender à esse objetivo, dividimos o livro em capítulos de forma que a obra contemplasse tantos os aspectos teóricos da eletrofiação e nanofibras eletrofiadas, quanto das suas aplicações em áreas diversas como meio ambiente, energia, saúde, e alimentos”, disse a professora.
O volume – cujo DOI (Identificador de Objeto Digital) é 10.22533/at.ed.528231312 – tem 532 páginas e explora temáticas que vão desde aspectos históricos da técnica de eletrofiação, seus princípios físicos e modelagem matemática até suas inúmeras aplicações. A compilação é composta por 19 capítulos de autoria de um grupo de 77 autores de diferentes áreas do conhecimento, de mais de 20 instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
A eletrofiação, abordada no livro, é um processo eletro-hidrodinâmico, no qual uma gota de uma solução, geralmente um polímero dissolvido, é eletrificada por meio da aplicação de um campo elétrico elevado – podendo atingir 30 mil volts – para gerar um jato, que passa por processos de estiramento e alongamento levando à formação de fibras, que são depositadas em um coletor.
Publicado pela Atena Editora, 23 de dezembro de 2023, o volume traz a experiência do Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) da Embrapa Instrumentação e de parceiros, no desenvolvimento de sensores e biossensores para análise da qualidade de alimentos. A compilação também contou com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), também reúne informações sobre sistemas para remediação ambiental e desenvolvimento de curativos multifuncionais para tratamento de feridas cutâneas.
A estrutura do livro está dividida em duas partes principais: a primeira, do capítulo 1 ao 4, apresenta a introdução destes conceitos básicos e mostra o desenvolvimento histórico da eletrofiação, desde as primeiras discussões sobre gotículas carregadas por Lord Rayleigh na segunda metade do século XIX, até as máquinas industriais. Já na segunda parte – a partir do capítulo 5 até o 19 – o livro mostra a diversidade de aplicações que surgiram com a evolução da técnica de eletrofiação, iniciando com o uso de biopolímeros e resíduos industriais.