Mesas consolidam-se como espaços plurais de debates no congresso UFBA 2024

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CongressoUFBA2024 - mesas (10)De educação a inteligência artificial, de política a produção de alimentos, de segurança pública a infância e adolescência, de negritudes a projetos de extensão, de habitação a modelagem numérica, de meio ambiente a desinformação, de saúde a sociedade e de poesia a empreendimento. Este leque de temáticas é apenas uma mostra dos temas que foram explorados pela diversidade de sujeitos participantes das cerca de 900 mesas de discussão, realizadas durante o Congresso UFBA 2024.

CongressoUFBA2024 - mesas (3)Além da apresentação de resultados fruto dos trabalhos dos pesquisadores de vários campos do conhecimento e dos avanços obtidos com pesquisas nos grupos e laboratórios da UFBA, as experiências das salas de aula também foram partilhadas pela comunidade universitária. Outras atividades realizadas pela extensão e serviços de assistência também atraíram públicos da comunidade externas de vários segmentos da sociedade, nas mesas realizadas em várias unidades da UFBA.

CongressoUFBA2024 - mesas (6)A relevância dos debates esteve presente em discussões sobre políticas públicas, política ambiental, direitos humanos, saúde indígena no Brasil; futuro do trabalho, racismo, ecocídio, genocídio, desmatamento, desigualdades, saúde mental, feminismo, decolonialidade, anistia ditadura, garantia de direitos.

Características contemporâneas da terceira década do século XXI, atraíram públicos com interesses multidisciplinares para análises focadas na ciberpolítica das cidades inteligentes, uso de inteligência artificial, software livre, novas tecnologias digitais da informação e comunicação, mídias sociais, aplicativos, plataformização, segurança de dados.CongressoUFBA2024 - mesas (9)

As preocupações em torno do papel da universidade na sociedade manifestaram-se em discussões em torno de fontes de financiamento para as instituições de ensino superior e sua relação com a democracia, crises sociais, assistência estudantil, ações afirmativas, política de cotas, heteroidentificação, gestão administrativa, docência e extensão. Definição de políticas educacionais para transpor desafios da formação de professores, divulgação e educação científica também renderam discussões que reuniram estudantes, professores e outros interessados.