Nesta edição, o Edgardigital apresenta os professores com notório saber da UFBA que fizeram parte do primeiro edital, publicado em 2023, com ingresso e atuação nos semestre letivos de 2024. Notório saber é um título que celebra o conhecimento de membros da comunidade que não possuem formação acadêmica formal, habilitando-os a lecionarem em universidades.
O primeiro edital de Notório Saber da UFBA trouxe seis professores visitantes por meio do Programa de Saberes Tradicionais da Proext. A chegada dos professores fortaleceu as relações da Universidade com comunidades e territórios, intensificando projetos como a Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS).
Antônia Braz Santana (Mestra Japira): Pajé da aldeia Novos Guerreiros (Bahia), Ítala Nandi: atriz, produtora teatral e diretora teatral, Joelson Ferreira de Oliveira: liderança do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), e da Teia dos Povos, Maria José Muniz de Andrade Ribeiro (Mestra Mayá): mestra, educadora, liderança política e religiosa da luta Pataxó Hãhãhãe; Norival Moreira de Oliveira (Mestre Nô): considerado baluarte da Capoeira de Angola; Ricardo José Aleixo de Brito: é um poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor brasileiro.






Os professores com notório saber tiveram planos de trabalho vinculados às seguintes unidades: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Escola de Teatro, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), Faculdade de Educação (Faced) e Instituto de Letras.