Em um ano, posto da PROAE em Ondina já responde por um terço dos atendimentos aos estudantes

Download PDF
Posto proae ondina

Inauguração do Posto Proae Ondina, um ano atrás: o reitor João Carlos Salles e a pró-reitora Cássia Virginia à esquerda, o vice-reitor Paulo Miguez e superintendente da Sumae, Fabio Velame

 

Em seu primeiro ano de funcionamento, o Posto de Atendimento ao Estudante, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (PROAE), no Campus de Ondina (PAF 1), contabilizou 3.441 atendimentos ao público em geral e 853 a estudantes que já são bolsistas. Esses números representam mais de um terço do total de atendimentos realizados no ano, estima a pró-reitora Cássia Maciel.

O posto foi inaugurado pelo reitor João Carlos Salles, em setembro de 2015. “Foi acertada nossa decisão de apostar na instalação desse posto no PAF, onde circulam cerca de 22 mil estudantes por dia. Os números mostram que ele ajudou a ampliar e a dar visibilidade à assistência estudantil e às ações afirmativas. Aproximamos o atendimento dos estudantes, reduzindo a necessidade de deslocamento até a PROAE [no Canela]”, avalia Cássia.

A maior procura foi pelos serviços de cadastramento para obtenção do benefício da meia passagem: 2.148 atendimentos – a pró-reitora afirma que está em curso a implementação de um ponto de recarga do Salvador Card no posto. Informações gerais (303), auxílio xerox (279), seleção para o Núcleo Permanente de Extensão em Letras – NUPEL (142), bolsa Permanecer (133) e auxílio moradia (91) foram os principais assuntos procurados.

Aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h, o Posto de Atendimento da PROAE coloca à disposição dos estudantes, para prestar informações, triar demandas e encaminhar o primeiro atendimento, cinco servidores capacitados, além de quatro bolsistas – geralmente beneficiários dos programas de auxílio da PROAE, o que facilita a empatia e a comunicação com o público.

Confira o total de atendimentos realizados pelo posto, entre setembro de 2015 e setembro de 2016:

Total de alunos UFBA atendidos no posto no período: 3.411 alunos

Informações Gerais: 303

Seleção NUPEL: 142

Atendimento Meia Passagem: 2.148

Auxílio Xerox: 279

Auxílio Saúde: 59

Interposição de Recursos: 229

Renovação de Auxílios: 51

Auxílio Alimentação: 51

Auxílio Transporte: 61

Auxílio Moradia: 97

Residência Universitária: 22

Auxílio/Serviço Creche: 21

Cadastro Geral: 189

Bolsa Permanecer: 133

Bolsa Permanência: 28

Outros: 485

 

Total de alunos bolsistas da PROAE atendidos no período: 853

Auxílio Moradia: 319

Residência Universitária: 100

Auxílio/Serviço Alimentação: 103

Auxílio Transporte: 136

Auxílio/Serviço Creche: 22

Permanência: 19

Permanecer: 59

Cadastro Geral: 91

PEC-G: 02

Auxílio Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais: 02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website