A enfermeira Sinaide Coelho tomou posse, na quinta-feira, 21 de junho, como superintendente da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), unidade vinculada à Rede Ebserh. A nova gestora foi empossada pelo presidente da Rede, Kleber Morais, em concorrida cerimônia ocorrida no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
A nova superintendente foi escolhida por meio de uma consulta pública. O reitor da UFBA, João Carlos Salles, frisou a trajetória de Sinaide e a definiu como serena e forte. “Com a sua nomeação, a democracia se renova e enriquece. O tempo da instituição tem suas regras, tem suas leis e a sua demora. Mas é o tempo da verdade. Então nós podemos ter aqui a verdade universitária, de termos uma maternidade como instituição de ensino, de pesquisa”, declarou o reitor salientando ainda a parceira com a Rede Ebserh. “Fica o registro do nosso compromisso com a Ebserh, com respeito recíproco”, disse.
Sinaide fez um breve histórico de sua carreira, agradeceu a presença de todos e reafirmou sua confiança no trabalho realizado pela MCO. “Chego ao momento de estar à frente dessa maternidade, que conheço bem e entendo os desafios. Com todos os nossos parceiros, podemos ser referência como maternidade-escola não só na Bahia, mas também no Brasil”, salientou.
O presidente da Rede Ebserh salientou que a nova superintendente terá condições de atuar com excelência na gestão da MCO, destacando o papel das unidades hospitalares de ensino. “São hospitais que têm como sua característica principal a formação de profissionais da saúde, da pesquisa, da extensão. Mas não podemos esquecer da assistência à saúde da população brasileira. E Sinaide mostrou competência para essa tarefa”, ponderou Kleber Morais.
A posse da nova gestora contou ainda com a presença da deputada federal Alice Portugal, pró-reitores da UFBA, gestores da maternidade, funcionários e convidados.
Sinaide Coelho é enfermeira, mestre em saúde da mulher e especialista em obstetrícia e neonatologia. Atua como enfermeira da MCO desde 2003, prestando assistência na área de saúde da mulher e da criança, além de ter coordenado serviços de saúde e atividades educacionais, sendo instrutora de ensino na instituição. É tutora do Método Canguru, do Ministério da Saúde, e facilitadora de processos educacionais do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e Hospital Sírio Libanês. Atuou ainda no Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Geral Clériston Andrade, Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher, Maternidade Municipal de Alagoinhas e no Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira.
Com informações da Ascom MCO